Home Onde FicarZona Sul Botafogo, o bairro com a vista de cartão postal

Botafogo, o bairro com a vista de cartão postal

por Thiago Del Grande
Enseada de Botafogo

O nome do bairro de Botafogo é desconhecido pela maioria dos turistas, mas com certeza você reconhece a imagem acima. Sim, essa vista maravilhosa e presente em milhões de cartões postais por aí é da Enseada de Botafogo, com a praia de Botafogo e o Pão de Açúcar ao fundo.

Mas essa beleza toda faz de Botafogo um bairro bom para se hospedar? Há cultura e diversão? É seguro? Vamos entender um pouco mais…




O bairro de Botafogo

Bairro nobre, majoritariamente de classe média alta e com boa qualidade de vida para seus cerca de 100 mil moradores. É também muito conhecido por ter muitas escolas, sendo que as mais conceituadas da cidade ficam por lá.

Além disso, o bairro conta com muitos cinemas, teatros, três shoppings, boates, museus, centros empresariais, consulados (19 no total!), clínicas e hospitais.

Uma característica marcante do bairro é sua quantidade de mansões do fim do século XIX e do início do século XX, grande parte pertencente à antiga aristocracia carioca e, por isso, andar pelas ruas arborizadas de Botafogo pode ser um passeio bastante interessante.

Curiosidades

Um dos marcos históricos da cidade do Rio de Janeiro e do bairro de Botafogo é o Cemitério São João Batista, um dos primeiros do país sem distinção de classes. Ali estão enterrados diversas personalidades brasileiras, como Tom Jobim, Cazuza, Carmem Miranda, Machado de Assis, Santos Dumont e Heitor Villa-Lobos. O bairro também possui uma das igrejas mais antigas e mais belas da cidade, a Igreja da Imaculada Conceição do Sagrado Coração de Jesus, construída em 1892 com torres em estilo gótico.

Outra curiosidade interessante: o cantor Michael Jackson gravou parte do clipe da música “They Don’t Care About Us” na favela Dona Marta em Botafogo, em 1996. A outra parte foi gravada na cidade de Salvador, Bahia.

Estátua de bronze de Michael Jackson na Favela Dona Marta

Estátua de bronze de Michael Jackson na Favela Dona Marta

No ano de 2010, um ano após a morte do cantor, uma estátua de bronze foi colocada em um mirante na Dona Marta como forma de homenagear o ídolo pop. E pra continuar falando sobre a favela, alguns passeios – os chamados “favela tours” – são realizados por lá.

Em Botafogo também se localizam as sedes de grandes empresas como, por exemplo, a Coca Cola, a IBM, o Banco BTG Pactual, a Claro e a Ernst & Young.

Lazer, cultura e gastronomia

A oferta de cinemas do bairro é muito boa, contando com salas da Rede Kinoplex (Shopping Rio Sul), Grupo Estação (Rua Voluntários da Pátria), Cinemark (Botafogo Praia Shopping) e o Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo).

Três museus ficam em Botafogo: o Museu Villa Lobos, o Museu do Índio e a Casa de Rui Barbosa. Além disso, a Casa Daros, um moderno centro cultural instalado em um histórico casarão do século XIX também fica no bairro.

A noite de Botafogo também é um ponto positivo do bairro que conta com dois pólos gastronômicos, um em cada extremo do bairro, com inúmeros bares onde jovens se divertem.

De um lado, há o Pólo Gastronômico de Botafogo e a Cobal do Humaitá. No extremo no oposto, coladinho com a estação de metrô do bairro, há o chamado “Baixo Botafogo”, uma região que engloba a Rua Nelson Mandela e parte da Rua Voluntários da Pátria e conta com dezenas de bares e restaurantes para todos os gostos.

Compras

Botafogo conta com três shopping: Rio Sul, Botafogo Praia Shopping, Casa & Gourmet Shopping, além de diversas lojas de rua.

A rua Voluntários da Pátria possui diversas galerias contendo lojas para os mais variados públicos.




Pontos Negativos

Apesar da beleza, o maior ponto negativo do bairro é, com certeza, sua praia. Infelizmente, a Praia de Botafogo é a mais poluída da cidade, o que a torna imprópria para banho. Esse fato contribui, inclusive, para tornar o entorno da praia um ponto perigoso, onde constantemente ocorrem assaltos a pedestres.

Outro ponto negativo é o trânsito do bairro. Durante boa parte do dia até o início da noite o trânsito na região é extremamente complicado. Entrar e sair do bairro de carro, táxi ou Uber é um desafio para a sua paciência. Sempre que puder, opte pelo metrô para chegar aonde deseja.

Por que se hospedar em Botafogo?

O bairro tem boa opções de lazer e cultura e tem uma estação de metrô, o que facilita a locomoção pela cidade. Para mais informações de transporte no Rio de Janeiro, leia nosso artigo exclusivo sobre o assunto clicando aqui.

É uma boa opção de hospedagem se você não pretende ir à praia todos os dias, por exemplo. Para isso você precisaria pegar o metrô e ir até outros bairros, como Copacabana, Ipanema, Leblon ou até a Barra.

Mesmo assim, Botafogo é próximo de grande parte das atrações da cidade. Rapidinho, de metrô, táxi ou Uber, você chega ao Trem do Corcovado e visita o Cristo Redentor. Mais rápido ainda, de táxi ou Uber, você chega ao bondinho do Pão de Açúcar.



Booking.com


Créditos das fotografias:

Enseada de Botafogo: Leandro Marques (todos os direitos reservados)
Estátua do Michael Jackson: Wikimedia (Licença CC BY 3.0)

 

 

You may also like

Deixe seu comentário

Este website utiliza cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que vocês está de acordo com isso, mas você pode desabilitar, se desejar. Aceitar Ler mais