O nome do bairro de Botafogo é desconhecido pela maioria dos turistas, mas com certeza você reconhece a imagem acima. Sim, essa vista maravilhosa e presente em milhões de cartões postais por aí é da Enseada de Botafogo, com a praia de Botafogo e o Pão de Açúcar ao fundo.
Mas essa beleza toda faz de Botafogo um bairro bom para se hospedar? Há cultura e diversão? É seguro? Vamos entender um pouco mais…
O bairro de Botafogo
Bairro nobre, majoritariamente de classe média alta e com boa qualidade de vida para seus cerca de 100 mil moradores. É também muito conhecido por ter muitas escolas, sendo que as mais conceituadas da cidade ficam por lá.
Além disso, o bairro conta com muitos cinemas, teatros, três shoppings, boates, museus, centros empresariais, consulados (19 no total!), clínicas e hospitais.
Uma característica marcante do bairro é sua quantidade de mansões do fim do século XIX e do início do século XX, grande parte pertencente à antiga aristocracia carioca e, por isso, andar pelas ruas arborizadas de Botafogo pode ser um passeio bastante interessante.
Curiosidades
Um dos marcos históricos da cidade do Rio de Janeiro e do bairro de Botafogo é o Cemitério São João Batista, um dos primeiros do país sem distinção de classes. Ali estão enterrados diversas personalidades brasileiras, como Tom Jobim, Cazuza, Carmem Miranda, Machado de Assis, Santos Dumont e Heitor Villa-Lobos. O bairro também possui uma das igrejas mais antigas e mais belas da cidade, a Igreja da Imaculada Conceição do Sagrado Coração de Jesus, construída em 1892 com torres em estilo gótico.
Outra curiosidade interessante: o cantor Michael Jackson gravou parte do clipe da música “They Don’t Care About Us” na favela Dona Marta em Botafogo, em 1996. A outra parte foi gravada na cidade de Salvador, Bahia.
No ano de 2010, um ano após a morte do cantor, uma estátua de bronze foi colocada em um mirante na Dona Marta como forma de homenagear o ídolo pop. E pra continuar falando sobre a favela, alguns passeios – os chamados “favela tours” – são realizados por lá.
Em Botafogo também se localizam as sedes de grandes empresas como, por exemplo, a Coca Cola, a IBM, o Banco BTG Pactual, a Claro e a Ernst & Young.
Lazer, cultura e gastronomia
A oferta de cinemas do bairro é muito boa, contando com salas da Rede Kinoplex (Shopping Rio Sul), Grupo Estação (Rua Voluntários da Pátria), Cinemark (Botafogo Praia Shopping) e o Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo).
Três museus ficam em Botafogo: o Museu Villa Lobos, o Museu do Índio e a Casa de Rui Barbosa. Além disso, a Casa Daros, um moderno centro cultural instalado em um histórico casarão do século XIX também fica no bairro.
A noite de Botafogo também é um ponto positivo do bairro que conta com dois pólos gastronômicos, um em cada extremo do bairro, com inúmeros bares onde jovens se divertem.
De um lado, há o Pólo Gastronômico de Botafogo e a Cobal do Humaitá. No extremo no oposto, coladinho com a estação de metrô do bairro, há o chamado “Baixo Botafogo”, uma região que engloba a Rua Nelson Mandela e parte da Rua Voluntários da Pátria e conta com dezenas de bares e restaurantes para todos os gostos.
Compras
Botafogo conta com três shopping: Rio Sul, Botafogo Praia Shopping, Casa & Gourmet Shopping, além de diversas lojas de rua.
A rua Voluntários da Pátria possui diversas galerias contendo lojas para os mais variados públicos.
Pontos Negativos
Apesar da beleza, o maior ponto negativo do bairro é, com certeza, sua praia. Infelizmente, a Praia de Botafogo é a mais poluída da cidade, o que a torna imprópria para banho. Esse fato contribui, inclusive, para tornar o entorno da praia um ponto perigoso, onde constantemente ocorrem assaltos a pedestres.
Outro ponto negativo é o trânsito do bairro. Durante boa parte do dia até o início da noite o trânsito na região é extremamente complicado. Entrar e sair do bairro de carro, táxi ou Uber é um desafio para a sua paciência. Sempre que puder, opte pelo metrô para chegar aonde deseja.
Por que se hospedar em Botafogo?
O bairro tem boa opções de lazer e cultura e tem uma estação de metrô, o que facilita a locomoção pela cidade. Para mais informações de transporte no Rio de Janeiro, leia nosso artigo exclusivo sobre o assunto clicando aqui.
É uma boa opção de hospedagem se você não pretende ir à praia todos os dias, por exemplo. Para isso você precisaria pegar o metrô e ir até outros bairros, como Copacabana, Ipanema, Leblon ou até a Barra.
Mesmo assim, Botafogo é próximo de grande parte das atrações da cidade. Rapidinho, de metrô, táxi ou Uber, você chega ao Trem do Corcovado e visita o Cristo Redentor. Mais rápido ainda, de táxi ou Uber, você chega ao bondinho do Pão de Açúcar.
Créditos das fotografias:
Enseada de Botafogo: Leandro Marques (todos os direitos reservados)
Estátua do Michael Jackson: Wikimedia (Licença CC BY 3.0)