Home Destaques Clima e estações do ano no Rio de Janeiro

Clima e estações do ano no Rio de Janeiro

por Thiago Del Grande
Clima Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma cidade única no mundo. Suas belezas naturais encantam a todos. A cidade é rodeada por morros e montanhas e circundada por praias lindíssimas. Mas e o clima da cidade? Faz calor mesmo? Quando é melhor de visitar?

Vamos entender melhor o clima da cidade e suas estações durante o ano.

O clima no Rio de Janeiro

Tecnicamente, o clima da cidade é o Tropical Atlântico com estação seca. Pra simplificar, escrevemos este artigo pra te ajudar a decidir qual a melhor época do ano, tanto do ponto de vista de clima como do ponto de vista de eventos sazonais.

Como você pode notar na tabela abaixo, a temperatura média da cidade do Rio de Janeiro varia entre 21,3°C (julho) e 26,6°C (fevereiro). Mas não se engane, mesmo no inverno as temperaturas podem chegar aos 30°C e no verão costumam passar dos 35°C, chegando, inclusive, aos 40°C. 

Dê uma olhada na tabela abaixo para entender sobre os principais parâmetros do clima do Rio de Janeiro (clique para ampliar):

Dados Clima Rio de Janeiro

Dados Clima Rio de Janeiro

Vamos entender melhor as estações do ano para você decidir qual a melhor época para vir ao Rio.

Verão no Rio de Janeiro

Começamos pelo verão, a estação dos extremos e dos 40 graus.

O verão no Rio começa no fim do mês de dezembro e se estende até o início do mês de março. Os dias do verão carioca são quentes e úmidos e as temperaturas podem chegar aos 40°C e com sensação térmica superior. Graças à alta umidade é comum chover nos fins de tarde. Ou seja, calor durante o dia e pancadas de chuva (às vezes tempestades) no fim do dia ou à noite. Mas fique tranquilo, nada que vá atrapalhar sua praia! ;)

As chuvas costumam, nessa época, durar pouco tempo, mas podem fazer estragos. Não é raro ver alagamentos na cidade e quedas de árvores. Geralmente não causam prejuízos graves, mas é bom você procurar abrigo caso você esteja no Rio durante o verão e começar a chover forte. Se você estiver em algum lugar abrigado, como o CCBB, por exemplo, fique por lá e espere a chuva passar. Dias assim podem levar o caos ao trânsito carioca, então é melhor usar o metrô.

O verão também é a estação do Carnaval, que acontece em fevereiro e leva muita alegria às ruas cariocas e ao sambódromo da Marquês de Sapucaí. Outros eventos também acontecem apenas no verão e é muito comum festas virarem moda no verão e desaparecerem ao término da estação.




Outono no Rio de Janeiro

Visitar o Rio de Janeiro durante o outono – março à junho –  pode ser uma experiência encantadora. Os dias costumam ser lindos, ensolarados e agradáveis, com temperatura em torno dos 23°C. 

Como diria Ed Motta na música “Outono no Rio

Há um lugar para ser feliz
Além de abril em Paris
Outono, outono no Rio

Os pontos turísticos ficam mais vazios, ou seja, com menos filas e o melhor de tudo: menos calor! A vista do alto do Corcovado ou do Pão de Açúcar fica ainda mais bela sob o sol do outono. Além disso o outono e o inverno são as estações mais secas do ano. Logo, a possibilidade da chuva estragar o seu passeio é bem menor.

E ainda… no fim do outono, no mês de junho, acontecem as tradicionais “festas juninas”. São festas multiculturais originadas de festas cristãs em homenagem a alguns santos populares, em especial São João. São muito comuns no nordeste brasileiro e são também uma ótima opção para se deliciar com pratos típicos de lá – canjica, salsichão, caldo verde etc. – e dançar um bom forró.

Inverno no Rio de Janeiro

O inverno do Rio de Janeiro compreende os meses de junho à setembro. Apesar de ser inverno, a temperatura média do período é de 21°C, ou seja, o frio não é muito rigoroso. Apesar disso, é a época em que os cariocas gostam de usar seus casacos e outras roupas de frio. Se você é de uma região em que o inverno faz realmente frio, então achará estranho a quantidade de gente saindo de casaco de couro e até cachecol, principalmente à noite, com temperaturas não tão baixas.

As chuvas acontecem com menos frequência, mas os dias costumam ser menos ensolarados e mais nublados. Logo, sua ida à praia pode ser comprometida. As temperaturas chegam a uma máxima média de 25°C.

É também no inverno, mais precisamente no começo do mês de julho, que acontece a FLIP – Feira Literária Internacional de Paraty, uma feira de literatura muito interessante que acontece na cidade de Paraty, a 260km da capital.




Primavera no Rio de Janeiro

De setembro à dezembro o Rio de Janeiro encanta a todos com sua belíssima primavera. A temperatura volta a subir e os dias de chuva também. Apesar disso, a temperatura ainda não é tão quente como o verão e a média de dias chuvosos também é inferior à estação mais quente do ano.

O Rio de Janeiro é uma cidade linda e cheia de locais igualmente belos para curtir a estação das flores. É uma excelente opção para o turista que prefere a cidade menos abarrotada de gente e com opções de hospedagem mais baratas que a alta temporada, principalmente se você vier nos meses de setembro e outubro.

Para aproveitar ainda mais a estação das flores, não deixe de visitar os melhores pontos turísticos da cidade para essa belíssima época do ano. O Jardim Botânico, que é um importante instituto de pesquisa bicentenário (foi inaugurado em 1808 por dom João VI) e é um lugar lindíssimo; o Parque Lage, excelente local para passear com a família e experimentar um delicioso café no Café Du Lage; o Parque das Ruínas, localizado em Santa Teresa, que possui uma das mais belas vistas da cidade; e a Floresta da Tijuca, que possui diversas trilhas para todos os gostos e de variados níveis de dificuldade.




Qual a melhor época do ano para ir ao Rio de Janeiro?

Como você pôde perceber, cada estação tem uma particularidade. Eu, pessoalmente, gosto muito do verão carioca. O réveillon em Copacabana é imperdível e o carnaval do Rio de Janeiro é bastante divertido.

Mas as outras estações também não vão decepcioná-lo. Pense bem em qual é o seu objetivo ao visitar a cidade para fazer a melhor escolha com as dicas que eu mencionei acima.

Um abraço e deixe seu comentário contando qual a melhor época do ano que você prefere.


Crédito das fotos: Todas as fotos por Leandro Marques (todos os direitos reservados).

A cópia e/ou utilização das fotos de forma não autorizada pelo autor é vedada e todos os seus direitos são reservados.




Booking.com

 

You may also like

Deixe seu comentário

Este website utiliza cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que vocês está de acordo com isso, mas você pode desabilitar, se desejar. Aceitar Ler mais