Home O Que FazerCompras Feira Hippie de Ipanema

Feira Hippie de Ipanema

por Thiago Del Grande
Feira Hippie de Ipanema, Rio de Janeiro

A Feira Hippie de Ipanema inicialmente era conhecida como Feira de Artes e Artesanato de Ipanema. Um feira que acontecia aos domingos no bairro de Ipanema e onde artesãos e artistas se juntavam para exporem seus trabalhos nos anos 1960. Foi em 1968 que a feira se tornou oficial e virou parada obrigatória para os turistas da cidade.

A feira acontece até hoje aos domingos (inclusive feriados) na Praça General Osório, em Ipanema.

O que é que vende na feira hippie?

Na Feira Hippie de Ipanema vende de tudo um pouco. Lá você encontra esculturas, artesanato, quadros, pequenos enfeites para o lar, artigos de couro e de vestuário, além de muitos souvenires.

Com certeza, é o melhor local da cidade para comprar seu souvenir.

Muitos souvenires!

Muitos souvenires!

Você quer um quadro pintado por um artista brasileiro, assinado e vendido por ele mesmo? Na Feira Hippie de Ipanema tem!

Você quer comprar camisetas “I Love Rio” ou miniaturas do Cristo Redentor? Na Feira Hippie de Ipanema tem!

Você quer comprar roupas tipicamente cariocas (principalmente femininas) para a festa que você vai à noite? Na Feira Hippie de Ipanema tem!

Você quer comprar esculturas de madeira ou até alguns tipos de móveis para enfeitar a sua casa? Na Feira Hippie de Ipanema tem!

Além disso, para os itens maiores (como esculturas e móveis, por exemplo), grande parte dos expositores aceitam cartão de crédito e enviam para o mundo inteiro! Então não se preocupe com a entrega (normalmente o envio é feito com seguro incluído).




Alimentação

A alimentação na feira é restrita aos ambulantes que vendem milho, pipoca e água/refrigerantes e a duas barraquinhas que vendem pratos típicos da culinária baiana. Se a sua viagem é apenas para o Rio, essa é uma ótima oportunidade para experimentar quitutes deliciosos feitos por baianas legítimas sem precisar ir à Bahia.

Barraquinha de culinária baiana

Barraquinha de culinária baiana

Se você quiser almoçar existem restaurantes e bares nos arredores. Em frente à feira fica o Boteco Belmonte e o restaurante Fazendola. Nos arredores ainda é possível comer no Spoleto, na Domino’s Pizza e em uma grande variedade de bares e casas de sucos tipicamente cariocas, como a Big Néctar.

É seguro?

Sim. Muito seguro!

Policiamento reforçado na Feira Hippie Ipanema

Policiamento reforçado na Feira Hippie Ipanema

Há uma equipe de seguranças à paisana e o policiamento na área é reforçado. Dificilmente você terá algum problema por ali. É muito comum turistas carregarem câmeras fotográficas enormes no pescoço e utilizarem seus smartphones sem o menor medo.

O problema é se você quiser sair dali e andar pelo bairro. Ipanema é um bairro nobre e relativamente seguro, mas é comum ocorrerem assaltos nas ruas adjacentes à praça. Tudo isso porque os turistas chamam muito a atenção enquanto estão na segurança da praça e ao sairem da zona segura são assaltados. A dica aqui é: fique sempre de olho nas pessoas ao seu redor e procure não sair de perto das adjacências da praça.

Se você seguir nossas dicas (já conhece nosso artigo sobre segurança no Rio?), acredito que não terá maiores problemas ao caminhar por Ipanema.

Como chegar?

A feira acontece no coração de Ipanema, na Praça General Osório, e lá tem uma estação do metrô (Estação Gal. Osório) e um ponto final de ônibus. Ou seja, muito fácil de chegar!

Se você estiver de carro ainda há estacionamentos privados próximos (porém, muito caros!) e vagas na rua (preço único de R$2). Uma outra dica rápida: o preço oficial para estacionar o seu carro na rua é de R$2, mas é comum aparecerem “flanelinhas” (cidadão comum que cobra para você estacionar o carro na rua) e te cobrarem mais que isso! Preste atenção e só pague para os funcionários da prefeitura, devidamente uniformizados. Após o pagamento (adiantado) você receberá um ticket que deverá ser colocado sobre o painel do veículo.

Pontos negativos

O local é descoberto. Embora um tempo nublado ou com chuva bem fraca não atrapalhem o passeio, uma chuva mais forte pode estragar completamente seus planos.

Outro ponto bem negativo é que normalmente apenas os expositores que vendem itens grandes e caros (como quadros e esculturas) é que aceitam cartão. Se for comprar apenas souvenires ou itens mais baratos, como roupas, por exemplo, é melhor levar dinheiro! Além disso, a maioria não consegue se comunicar em línguas estrangeiras.

Dicas para uma experiência inesquecível

Se você é do tipo que gosta de comprar artesanato, esculturas, quadros, objetos para o lar etc., então vá com calma. Reserve uma manhã de domingo para passear pela feira. Uma dica legal é que, por ser bem perto da praia de Ipanema, você pode ir cedo à praia, depois passear na feira e terminar comendo um delicioso acarajé em umas das barraquinhas das baianas.

Leve dinheiro e só conte com seu cartão de crédito/débito para comprar itens maiores (e mais caros)!

Praca General Osorio Ipanema

Praca General Osorio Ipanema

 

Horários e demais informações

Todos os domingos (inclusive feriados): 8h às 20h

Endereço: Praça General Osório – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

Sites oficiais:


Créditos das fotos:

Crédito das fotos: Todas as fotos por Thiago Del Grande (todos os direitos reservados).

A cópia e/ou utilização das fotos de forma não autorizada pelo autor é vedada e todos os seus direitos são reservados.




Booking.com

 

You may also like

Deixe seu comentário

Este website utiliza cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que vocês está de acordo com isso, mas você pode desabilitar, se desejar. Aceitar Ler mais