Home Destaques Ipanema, o bairro berço da bossa nova

Ipanema, o bairro berço da bossa nova

por Thiago Del Grande

Ipanema é o bairro berço da bossa nova, um bairro belíssimo digno da sua fama de luxo e felicidade. Bairro nobre, da elite carioca e antiga morada de personagens ilustres como Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Renato Russo. Mas o que é que Ipanema tem pra oferecer aos turistas? É seguro? É um bom lugar para se hospedar?

A musical Ipanema

Ipanema é o bairro onde foi criada a bossa nova, movimento da música popular brasileira derivado do samba e com forte influência do jazz lançado por João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes no final da década de 1950. A Bossa Nova é um dos movimentos culturais mais influentes da história da música popular brasileira em todo o mundo e tem como a música Garota de Ipanema seu grande sucesso.

(…)
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar
(…)

Vinícius de Moraes e Tom Jobim

A letra da música foi composta por Vinícius, ainda na década de 1950, no bar Garota de Ipanema (Rua Vinícius de Moraes, 49), considerado ponto turístico da cidade que até hoje é muito frequentado por cariocas ilustres. O local possui ambiente simples e descontraído e o cardápio conta com pratos tipicamente brasileiros, com destaque para a feijoada (servida aos sábados), o chopp gelado e a caipirinha.

Uma das ruas mais famosas do bairro é a Nascimento Silva que teve moradores ilustres como o poeta Rodrigo de Melo Franco, o arquiteto Carlos de Azevedo Leão, o ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco e o músico, ex-líder da Legião Urbana, Renato Russo. Mas foram Toquinho e Vinicius de Moraes que imortalizaram a rua na música “Carta ao Tom 74” falando sobre outros dois moradores ilustres do prédio número 107: Tom Jobim e Elizete Cardoso.

Rua Nascimento Silva, cento e sete
Você ensinando pra Elizete
as canções de canção do amor demais

(Carta ao Tom 74 – Toquinho e Vinícius de Moraes)




Por que se hospedar em Ipanema?

Apesar de Ipanema ser um bairro bastante nobre, possui acomodações para todos os gostos. Se por um lado tem o belísismo Hotel Fasano, considerado um dos melhores hotéis do Rio de Janeiro, por outro lado tem também hotéis mais simples e hostels (albergues) para satisfazer todos os gostos e bolsos.

O bairro possui duas estações de metrô: na Praça General Osório (estação Gal. Osório) e Praça Nossa Senhora da Paz; além de variadas linhas de ônibus, o que facilita a sua vida para se locomover na cidade. Você pode planejar a sua viagem de metrô pelo site do Metrô Rio ou dar uma olhada nas linhas de ônibus da cidade no Vá de Ônibus.

Ipanema é um bairro nobre e turístico, tem o 4º maior IDH (índice de desenvolvimento humano) da cidade do Rio de Janeiro e o quesito segurança também é um ponto positivo.

O policiamento é reforçado na região e os índices de criminalidade são baixos comparados a outras regiões da cidade.

Para quem tem mais disposição e gosta de aproveitar uma bicicleta ou dar uma corrida com essa belíssima vista que é a praia de Ipanema, a Av. Vieira Souto (orla) possui uma ciclovia para o deleite do pessoal mais ativo nos exercícios, como você pode ver na foto.ipanema-5

Aos domingos e feriados (nacionais e municipais) a orla de Ipanema e Leblon (Av. Vieira Souto e Av. Delfim Moreira, respectivamente) têm suas pistas coladas à praia fechadas para lazer, das 6h às 18h e, geralmente, até às 19h durante o horário de verão.  Apenas pedestres, skates, patins, bicicletas e outros do mesmo tipo podem circular nesses horários.




Praia de Ipanema

A Praia de Ipanema divide seu espaço com a Praia do Leblon e o Arpoador.

Para o pessoal mais jovem e descolado da cidade, o Coqueirão é ponto garantido de se ver gente bonita e alegre na Praia de Ipanema. Ele fica localizado entre as ruas Maria Quitéria e Joana Angélica. Não é difícil de encontrá-lo: o nome já o destaca de longe!ipanema-3

A Praia de Ipanema foi local de repouso de muitos intelectuais de hoje, que antes eram apenas jovens curtindo a brisa do mar na década de 1970, dentre eles o saudoso humorista Bussunda.

Arpoador

O Arpoador é uma continuação de Ipanema e coladinho com Copacabana.

É de lá que muita gente corre para assistir ao pôr do sol no final do dia e curtirem a leveza que a linda paisagem pode dar.

Para referencial do Arpoador, procure por essa pedra conforme a foto abaixo, pois ela é inconfundível!arpoador-1

Ah, antes que eu me esqueça: tanto em Ipanema quanto Arpoador e Leblon possuem os famosos biscoitos Globo e o Mate de Galão, uma exclusividade carioca. Experimente sentar na areia, apreciar o biscoito e beber o mate. Você terá a real sensação do que é ser um carioca na praia. A experiência é única!

Lazer e compras em Ipanema

Ipanema é muito conhecida pelo comércio de luxo e diversas marcas internacionais possuem lojas por lá. São os casos, por exemplo, da Mont Blanc e da Louis Vuitton, que possuem boutiques na rua Garcia D’Ávila. Importantes grifes da moda carioca – como a Osklen e a Farm – também possuem lojas na região das ruas Garcia D’Ávila, Visconde de Pirajá e Maria Quitéria.

ipanema-4As duas maiores joalherias brasileiras também possuem suas sedes em Ipanema: a Amsterdam Sauer e a H. Stern. Há ainda um imperdível museu sobre a riqueza geológica do país que impressiona pela variedade de pedras. Trata-se do Museu Amsterdam Sauer na rua Garcia D’Ávila, 105.

O bairro possui alguns dos melhores restaurantes e bares da cidade do Rio de Janeiro, com opções para todos os gostos e bolsos.

Dois dos restaurantes mais frequentados pela classe alta carioca ficam no bairro: o Satyricon (Rua Barão da Torre, 102), com a autêntica culinária mediterrânea e especializado em peixes, crustáceos, moluscos e demais frutos do mar; e o Gero (Rua Aníbal de Mendonça, 157), que tem como especialidade as receitas clássicas da culinária italiana, como o sensacional ravióli de vitela ao molho de funghi.

No bairro também acontece, aos domingos, a tradicional Feira Hippie de Ipanema, um excelente local para você fazer suas compras de souvenires, artesanato e arte popular.

Pontos negativos de Ipanema

Trânsito.

Durante o dia é um caos. Pode-se gastar até 1 hora para cruzar o bairro de um lado a outro – coisa que dá pra fazer em menos de 10 minutos à noite ou sem trânsito.

A segurança na praia. Calma! Não se desespere! O Leandro já deu uns toques sobre segurança em praias aqui nesse artigo, e mesmo em Ipanema, as dicas continuam válidas. Fique esperto e não deixe de lê-las!

Conclusão

Ipanema é um bairro lindo, na zona sul carioca, com boas opções de compras, lazer e alimentação. Com certeza vale a pena se hospedar em Ipanema!

Se você gostou de tudo o que eu contei, faça uma reserva em um hotel em Ipanema junto com o nosso parceiro, o Booking. Aproveite e conte-nos como foi.

Booking.com


Crédito das fotos: Todas as fotos por Leandro Marques (todos os direitos reservados).

A cópia e/ou utilização das fotos de forma não autorizada pelo autor é vedada e todos os seus direitos são reservados.

 

You may also like

Deixe seu comentário

Este website utiliza cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que vocês está de acordo com isso, mas você pode desabilitar, se desejar. Aceitar Ler mais