Home Curiosidades Matte Leão e Biscoito Globo, combinação carioquíssima

Matte Leão e Biscoito Globo, combinação carioquíssima

por Thiago Del Grande
Matte Leão

Todo carioca que se preze já comeu (muito) o Biscoito Globo e bebeu Matte Leão na praia. Pode ser Copacabana, Ipanema.. do Leme ao Pontal, não importa… Carioca da gema ama essa combinação: Biscoito Globo e Matte Leão!

O biscoito de polvilho mais famoso do Rio e o chá mate são destaques não só na praias como também nos jogos no Maracanã e até nos engarrafamentos. É fácil você encontrar um vendedor gritando “Biscoito Globo” e “Olha o mate”.

Biscoito Globo?

A história desse verdadeiro fenômeno carioca remonta aos anos 1950, quando três irmãos (Milton, Jaime e João Ponce) aprenderam a fazer biscoitos de polvilho com o primo em uma padaria em… São Paulo! É isso aí. A história do biscoito mais carioca que existe começou na capital paulista.

Os irmãos estudaram e perceberam que o Rio de Janeiro era o mercado ideal para o produto. Isso lá em 1954. Então eles se mudaram para a cidade maravilhosa e batizaram o biscoito de polvilho de Globo, homônimo à padaria para a qual foram contratados, no bairro de Botafogo.

Com o crescimento da demanda, os irmãos firmaram sociedade com um português, em 1963, e criaram a empresa que produz o Biscoito Globo até hoje.




Matte Leão?

O Matte Leão foi criado em Curitiba, estado do Paraná, em 1901 e foi o carro chefe da empresa Leão Júnior até 2007, quando foi vendido para a Coca-Cola Brasil.

É um chá de erva-mate que vem pronto pra beber em diversas embalagens, sendo a mais tradicional o copo de 300ml. É esse o mate que é vendido no Maracanã e nos engarrafamentos do Rio de Janeiro. Mas na praia, a história é outra.

Nas praias do Rio de Janeiro você vai encontrar um vendedor de Matte Leão (uniformizado) com dois grande galões de metal, um de cada lado do corpo. Igual aparece na foto lá em cima. Um galão tem mate e o outro tem suco de limão para misturar ao mate 6x5mcu9.

Experimente! Vai por mim! É uma delícia!

Mas o que tem de diferente?

Na verdade, na verdade, o biscoito globo é apenas um biscoito de polvilho. Hoje em dia é possível até comprar concorrentes genéricos mais baratos. O nome ainda é muito forte, mas o sabor já foi copiado por várias empresas.

O Biscoito Globo original possui dois sabores: o doce, de embalagem vermelha; e o salgado, de embalagem verde.

Agora sobre o mate… não tem discussão. Mate de verdade só o Matte Leão! Existem genérico, é verdade, mas o sabor do Leão é inigualável.

Patrimônio carioca

Você deve estar achando que eu estou exagerando, mas não.

Em 2012 o então prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, declarou que os vendedores ambulantes de Matte Leão passariam a ter alvará de funcionamento e viraram “Patrimônio Cultural e Imaterial da Cidade”.

Vale a pena?

Claro! Nem que seja para você experimentar e se sentir um carioca. Peça um Biscoito Globo e um Matte Leão com limão quando você for a praia. Não existe nada mais carioca que essa combinação.

É essa combinação que cria um momento único, quase que um alinhamento astrológico entre o sol e a Terra, a areia e o mar, você e a praia: sentar de frente pro mar ao som das ondas, com o calor do sol e a delícia de um pé na areia e o biscoito globo com Mate Leão, é o momento carioquíssimo – que um gringo tentou criticar nas redes sociais e foi amplamente censurado por nós!  É o biscoito se quebrando dentro da sua boca, aquele barulhinho de trituração de algo crocante, com o pó do polvilho se misturando a você e à areia… E sem aborrecimento nenhum, você bebe um gole do Mate e vai pra água do mar se “limpar” e renovar suas energias… E pronto pra mais uma rodada de Biscoito Globo com Mate! Um ciclo sem fim!

E qual sabor de Biscoito Globo comprar? Eu prefiro o sabor doce, minha irmã prefere o salgado. A minha sugestão é que você compre um de cada e decida por você mesmo. O biscoito não é tão caro assim, vai por mim… Geralmente os vendedores na praia vendem 2 por R$ 5 ou algo próximo disso. A negociação ali na hora é fundamental para tentar conseguir mais por menos.

Depois de experimentar essa super combinação carioca, deixe seu comentário aqui embaixo e nos conte se gostou, ok?


Crédito da foto: Leandro Marques (todos os direitos reservados).

A cópia e/ou utilização da foto de forma não autorizada pelo autor é vedada e todos os seus direitos são reservados.




Booking.com

 

You may also like

2 comentários

Beatriz 05/12/2016 - 22:24

Simply THE BEST!!!! Sou mais fã do salgado, mas sempre roubo um doce de quem está por perto!!! Casal 20

Responder
Leandro Marques 07/12/2016 - 00:28

É bom aproveitar quando se consegue comprar 2 biscoitos: doce e salgado. Pois assim é possível experimentar ambos os sabores! E nunca esquecendo do Matte junto!

Responder

Deixe seu comentário

Este website utiliza cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que vocês está de acordo com isso, mas você pode desabilitar, se desejar. Aceitar Ler mais