Home Comer & Beber Xian Rio – Restaurante e Lounge em um só lugar

Xian Rio – Restaurante e Lounge em um só lugar

por Leandro Marques
Lounge do Xian Rio. Reprodução do site Oba Gastronomia

Olá, tudo bem? Você já deve ter ouvido falar no restaurante Xian Rio, que fica no Centro da Cidade, ao lado do Aeroporto Santos Dumont.

Mas vamos aos pouquinhos comentar o que esse local tem de tão interessante! Vem comigo!

Xian Rio – Almoço, Jantar e um bom local para relaxar

O Xian Rio tem algumas vantagens excelentes a seu favor, principalmente para quem está no Rio a trabalho.

O prédio em que ele está localizado tem também o hotel Prodigy Santos Dumont, estacionamento privativo do Bossa Nova Mall e também fica ao lado do Aeroporto Santos Dumont. Vou falar um pouquinho de cada um desses pontos a seguir.

O Prodigy Santos Dumont é um hotel com preços razoáveis. Por ser o único hotel ao lado do SDU, o seu preço é um pouquinho mais salgado. Além disso, tem o pequeno Bossa Nova Mall a menos de 10 segundos de caminhada. Dá pra matar o tempo ali depois de um dia de trabalho cansativo.

O Bossa Nova Mall não é um shopping com grandes variedades de lojas. Tem aquelas lojas básicas típicas de aeroporto como malas, casacos etc. Para quem está com mais tempo e tá disposta a dar uma volta na Forever 21, tem uma loja no subsolo do shopping também. É grande, espaçosa e com uma boa variedade de produtos.

Outro ponto legal de destacar no Bossa é que existe uma praça de alimentação com um cardápio até variado. Mas não espere preços muito parecidos com os preços praticados na cidade. Aeroporto né… Tudo é mais caro.

Estar ao lado do Aeroporto Santos Dumont é um outro ponto que acho muito importante. Isso evita transtornos com traslados de qualquer outro bairro da cidade para o SDU na hora da chegada ou da partida da cidade. Basta que você desça do seu quarto, faça o check-out e pronto, já está dentro do aeroporto pronto para pegar o seu voo para qualquer lugar.




Falando mais do Xian Rio

Depois de ter falado os pontos que acho bem favoráveis às atratividades locais, vamos falar do restaurante em si.

Deixa eu já te adiantar uma coisa: é caro. Pode ter certeza que você não vai pagar menos de 20 reais em praticamente nada. No Trip Advisor está com $$$$ (quatro!!!) sinais de dinheiro! Mas garanto que os pratos, os drinks e bebidas em geral são de muito bom gosto! Vale o que pedem.

São basicamente 3 ambientes no restaurante: uma varanda, uma parte interna e uma outra parte interna em “arquibancada”. Cada uma delas tem a sua função e falo a seguir sobre cada uma.

Quando o Rio de Janeiro está quente, vale muito a pena ficar na varanda. A brisa ao final do dia é ótima e refresca quem está com calor. À noite bate um ventinho mais fresco, que no verão não vejo muito problema, mas no inverno é um frio de rachar (para os cariocas, tá?).

Já a primeira parte interna que eu falei é como se fosse um restaurante/bar mesmo. Mesas espalhadas de diversos tipos para você se sentar ou ficar ali com o seu grupo. Dentro do restaurante tem uma pequena piscina/lâmina d’água que dão um toque requintado na decoração. Nada exagerado, tudo na medida certa pra você ter uma sensação de conforto e aconchego.

Área Interna do Xian Rio. Foto extraída do site Oba Gastronomia. Foto: Tomás Rangel

A terceira parte, que é a que tem a arquibancada, é o ponto diferente do local. Ela foi idealizada para quem quer ver o por do sol ou o final do dia pela janela. Eu falei em arquibancada porque as mesas ficam em uma espécie de arquibancada. Ou seja, você pode ficar ali facilmente com uma mesa de 4 a 6 pessoas apreciando a vista enquanto conversam, comem e bebem.

Comida, bebida e atendimento do Xian Rio

Já falei do lugar, da localização. Agora falta falar da comida e também da bebida né?!

Os pratos do Xian Rio são sofisticados e na medida certa. Não espere uma “batata frita” simples. Certamente terá uma opção de batata frita com alguma sofisticação estranha a primeira vista mas de muito bom gosto. Isso eu posso afirmar!

Extraído do site Oba Gastronomia. Foto: Alexander Landau

Não quero ser muito genérico mas há bastante variedade de pratos e sobremesas no restaurante! Vale a pena uma conferida!

Quanto as bebidas, é um outro universo, também. Eles servem um mate muito gostoso e acho que é adoçado com mel e gengibre se não me engano e estava muito bom! Há diversos drinks também muito bem feitos e que casam muito bem com o clima carioca. Vale a pena experimentar!

E pra finalizarmos esse trechinho, vamos falar sobre o atendimento, que é bom, mas nada surpreendente. Eu gostei do que vi, me agradou, os atendentes foram atenciosos. Mas nada espetacular nem digno de um artigo inteiro falando sobre o atendimento. Os funcionários são bem preparados e sabem o que estão falando.

Outros detalhes do Xian Rio

Um ponto que achei muito interessante é o desconto no estacionamento. Se você está indo de carro, pode parar no estacionamento do Bossa Nova numa boa. O preço do estacionamento, obviamente, é salgado. Mas se você consumir acho que mais do que 30 reais no Xian Rio, ganha desconto de 15% no estacionamento. Dá uma conferida ligando pra eles na hora. Essas promoções as vezes mudam de uma hora pra outra. Dá uma ligada lá pra Administração do Bossa: (21) 2303-7200.

Mas posso te ser bem sincero? Vai de Uber/Taxi/Cabify. Pode parecer um pouco mais caro mas você pelo menos pode beber mais tranquilamente.

Ah! O VLT tem uma estação que é ponto final no próprio Aeroporto Santos Dumont. Mas mais uma vez, posso ser sincero? Só vá de VLT se pretende ir durante o dia e se for durante a semana. À noite é uma roleta russa e o trem passa por uns trechos meio estranhos. O barato pode sair caro.

E, por último, como sou fã de aviação e adoro ficar olhando pistas de avião, o banheiro masculino – não sei o feminino – tem vista direta para a pista de pousos e decolagens do SDU. Bobeira isso, realmente, mas me fez gostar ainda mais do local! Enfim, brincadeiras à parte, não é esse o fator decisivo de ir lá ou não.



O melhor do melhor do Xian Rio: a vista!

A vista é incomparável. Tanto durante o dia quanto à noite, a vista é inigualável. Você consegue ver o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e toda a paisagem do Rio de Janeiro em um único local. E melhor ainda: comendo, bebendo e socializando com seus amigos.

Ou até mesmo solitariamente se você está viajando a trabalho e quer dar aquela descansada ao final do dia de trabalho sem ninguém te perturbar.

Conclusão: vá ao Xian Rio!

Não tenho um ponto negativo muito relevante para colocar aqui para balancear o artigo. Eu realmente gostei de lá e recomendo fortemente a qualquer um que venha. Prepare a carteira e esteja disposto pra gastar bastante.

Aproveite a vista, as bebidas! Saboreie o que o Rio de Janeiro tem de melhor por lá!

Espero que goste!

Forte abraço!  ;)

 

You may also like

Deixe seu comentário

Este website utiliza cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que vocês está de acordo com isso, mas você pode desabilitar, se desejar. Aceitar Ler mais